sexta-feira, 15 de agosto de 2008

ENCONTRO NORTE MINEIRO DA AGROBIODIVERSIDADE

“Encontro Norte Mineiro da Agrobiodiversidade’’.
A (agro) biodiversidade e o seu rebatimento nas políticas públicas municipais
A palavra Agrobiodiversidade é, ao mesmo tempo, ampla (em relação ao seu significado) e específica (em relação aos temas a que se refere). A junção dos elementos agro (agricultura), bio (vida) e diversidade (diferentes formas e tipos) sugere o estudo e a utilização de seres vivos em atividades agrícolas. A domesticação de espécies animais e vegetais para um melhor aproveitamento é uma prática comum nas áreas rurais, principalmente entre os agricultores familiares. Nos últimos anos, entretanto, as práticas alternativas de utilização do solo e das sementes está sendo ameaçada pelo aumento da substituição das variedades de sementes crioulas por sementes comercializadas, que as indústrias definem como “geneticamente melhoradas”. A agricultura tradicional é o fator responsável pela propagação das espécies crioulas, mantidas através do plantio, colheita, seleção e armazenamento.
Pensando nas conseqüências da modernização da agricultura, será realizado o IV ENCONTRO NORTE MINEIRO DA AGROBIODIVERSIDADE, de 10 a 12 de setembro, na cidade de Varzelândia. O tema do encontro será: A (agro)biodiversidade e o seu rebatimento nas políticas públicas municipais, considerando a importância do poder público na valorização da agricultura familiar. Serão três dias de palestras, oficinas e feira; relacionadas a temas como “o risco dos transgênicos na soberania alimentar”, “reforma agrária”, “educação no campo” e “economia solidária”.
Os organização do Encontro fica sob a responsabilidade do CAA (Centro de Agricultura Alternativa), STR de Varzelândia, STR de Porteirinha, MST – Regional Norte de Minas, Cáritas Diocesana de Januária, Núcleo de Agricultura Sustentável do Cerrado e Universidade Federal de Minas Gerais – NASCer/UFM.