Ocupação da Organização pela Libertação dos Sem Terras - OLST em Rio Pardo de Minas - MG
12 de junho de 2008
A Organização pela Libertação dos Sem Terras - OLST vem informar que:
80 famílias de trabalhadores rurais sem terras que estavam acampadas na Fazenda Passagem Larga, localizada no município Rio Pardo de Minas, Região do Norte de Minas Gerais, há seis meses aguardando solução do INCRA e do ITER para conseguirem terras tinham acordo judicial para permanecerem nesta fazenda até 18 de junho de 2008.
Cansadas da situação de inoperância do estado e sem terem para onde ir, resolveram ocupar a Fazenda Jacu / Japoré, na madrugada de 12 de junho de 2008, de propriedade de Edna Brum, localizada a 6 km de distância da cidade de Rio Pardo de Minas. Durante a ocupação, a polícia prendeu um caminhão com trabalhadores rurais e crianças.
É uma fazenda de 380 ha, com grande parte de terras devolutas, pertencentes ao Estado, totalmente improdutivas e que vêm sendo degradadas pela exploração de carvão nativo, extração de areia e fabricação ilegal de tijolos.
A OLST vem com isto, também, denunciar que as terras devolutas do norte e nordeste do estado continuam nas mãos das grandes empresas monocultoras do eucalipto, que expulsaram e continuam expulsando a população rural, como também causando intensa destruição dos biomas nativos (cerrado e caatinga) e dos rios e afluentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário